terça-feira, 10 de novembro de 2009

20-11-09 dia da consiencia negra.

A educação é, em geral, ausente da cobertura da imprensa referente ao Dia da Consciência Negra. Essa é a constatação feita pelo Observatório da Educação no acompanhamento realizado desde 2004. Informes sobre a Marcha da Consciência Negra, atividades culturais ou a divulgação de dados sócio-econômicos sobre a realidade da população negra no Brasil predominam na cobertura.



Neste 20 de novembro, é importante aproveitar a oportunidade para refletir sobre a educação e as relações raciais, no contexto da necessidade de aplicação da Lei 10.639/2003, que trata da implantação de História e Cultura africanas nas escolas. Para auxiliar na cobertura, o Observatório da Educação disponibiliza um banco de fontes especializadas no tema, que reúne pesquisadoras(es) da área em diferentes realidades do País.

Rede educar para a igualdade racial

Outra iniciativa que merece destaque é o lançamento da Rede Educar para a Igualdade Racial, pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). O objetivo é estabelecer um diálogo entre e com professoras(es) interessadas na promoção da igualdade racial, pela formação e troca de experiências, de forma a contribuir na efetiva implementação lei 10.639/03.

A iniciativa nasceu por demanda dos docentes que participaram da IV edição do prêmio “Educar para Igualdade Racial”, finalizado em setembro de 2008. De acordo Lucimar Rosa Dias, consultora do programa de Educação do Ceert, o desenho da rede está sendo discutido com as/os professoras/es e organizações que atuam com o tema. A idéia é que a rede tenha também a participação de gestores e ativistas, funcionando também como um espaço para estimular a formulação de políticas públicas educacionais orientadas para a superação do racismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário